Como Fazer Brigadeiro Gourmet: Aprenda Essas Receitas Especiais!

Você quer saber por que todo mundo ama brigadeiro gourmet eu tenho a resposta, por que ele se diferencia muito do brigadeiro tradicional, pois você pode inovar e adicionar confeitos diferentes na cobertura também utilizar frutas e vários sabores diferentes em sua composição.

A textura do brigadeiro é muito cremosa que derrete na boca, a massa é diferenciada por que você pode acrescentar muitos outros ingredientes.

Neste artigo, eu trouxe para você três versões de brigadeiros: a tradicional, a cremosa e a versão feita com nutella.

Essas receitas de brigadeiro gourmet são muitos saborosas e muito fácil de fazer é só colocar a mão na massa e começar.

Para você que ama brigadeiros e quer melhorar ainda mais a sua técnica eu indico o curso brigadeiro gourmet.

Aprenda novas receitas são mais de 50 sabores de brigadeiro de dar água na boca, o curso foi feito com muito carrinho por uma confeiteira profissional.

Uma apostila que ensina o passo a passo dos ingredientes, montagem e modo de preparo.

Primeiros Passos para Fazer um Brigadeiro Gourmet

brigadeiro gourmet

Antes de mais nada, é essencial ter alguns materiais necessários durante o processo. Se você quer aprender como fazer brigadeiro gourmet hoje, aqui vai uma lista de recomendações:

  • Medidores 

É muito importante você ter em casa vasilhas e colheres para serem utilizadas na hora de fazer os brigadeiros quando o brigadeiro é gourmet tudo precisa ser na medida certa, por que uma medida a mais ou a menos muda o gosto do brigadeiro e a textura então utilize vasilhas com medidores.

  • Espátulas 

Na hora de mexer de preferência para espátulas de silicone pois são mais higiênicas mais fácil de limpar confeiteiros profissionais recomendam, mais se preferir usar colher de pau não tem problema mais o mais indicado é mexedor de silicone.

  • Panelas 

Utilizar panelas de fundo grosso e uma boa opção para cozinhar, pois essas panelas tem menos chance de grudar ou queimar o brigadeiro, mais não tem a panela certa para começar a fazer comece com que você tem, mais se tiver panelas com fundo grosso de preferência.

  • Potes 

Os potes são importantes para colocar os confeitos dos brigadeiros escolha os recipientes um pouco maiores isso facilita na hora de confeitar o brigadeiro.

A Base da Receita do Brigadeiro Gourmet

Agora vamos ver os ingredientes básicos na produção da maioria dos brigadeiros gourmet:

  • Chocolate 

Na hora de fazer um brigadeiro gourmet, não use achocolatados de preferência para chocolates de verdade em barras pode ser amargo meio amargo ao leite, ou se preferir utilize cacau em pó.

  • Leite condensado  

É indispensável para fazer o doce então utilizar uma boa marca de leite condensado é fundamental.

  •  Manteiga 

Não utilize margarinas de preferência para manteiga que dará mais textura e brilho, utilize sempre manteiga sem sal.

  • Gema de ovo 

Você pode ficar surpreso com essa, por que muitas pessoas não sabem que esse ingrediente pode estar na recita.

Mais a gema do ovo pode ser o seu diferencial para os seus brigadeiros a gema dá uma consistência mais firme e evitando que o brigadeiro fique mole.

Além de deixar a textura tão cremosa que derrete na boca!

Truques e Dicas na Hora de Fazer Brigadeiro Gourmet

Alguns truques e dicas são essenciais na hora de fazer um bom brigadeiro gourmet da qualidade:

  •  Panela 

O momento mais importante na hora de fazer o brigadeiro é acertar o ponto certo.

Para acertar o ponto certo da massa, incline um pouco a sua panela e observe a massa. Ela precisa estar desgrudando de todos os lados.

  •  Fogo 

Para não perder o ponto preste muita atenção no fogo, não cozinhe com o fogo alto pode queimar o doce.

A técnica aqui é cozinhe sempre com o fogo baixo assim você terá melhor controle da textura da massa.

Depois de pronto, coloque a massa para esfriar num prato, espere a temperatura ficar ambiente   por fim é só enrolar na manteiga para não grudar nas suas mãos.

  • Como conservar  

Depois de prontos você pode congelá-los para conservar sem problema algum com papel alumínio, depois quando quiser consumi-los é só descongelar em temperatura ambiente por uma 1 hora ou até você perceber que já está descongelado.

O recomendado para quem está começando a aprender como fazer brigadeiro gourmet é que ele fique congelado por no máximo 3 meses para não conter riscos à saúde, por que como todos alimentos os brigadeiros também têm prazo de vencimento, então no máximo até 3 meses é bom consumi-los, pois, os ingredientes ainda estão frescos.

Receita de Brigadeiro Gourmet Tradicional

receita de brigadeiro gourmet

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 5 colheres de sopa do seu chocolate em cubos ou cacau em pó
  • 1 colher de chá de manteiga sem sal

Método de preparação:

1.Inicialmente, misture em uma panela todos os ingredientes, mexendo sempre. Deixe o fogo baixo para não queimar o fundo da panela.

2.Em seguida, passe para um prato untado e deixe esfriar. Por fim, com as mãos untadas com manteiga, enrole bolas com massa e passe na cobertura.

3.Se desejar, adicione frutas secas ou extrato de baunilha na massa. Você também pode enrolar a massa em torno de uma fruta, como a uva ou o morango.

4. para decorar seu brigadeiro você pode  em rolar seu brigadeiro com raspas de chocolate, coco e amendoim. ou com a cobertura de sua preferência.

Receita de Brigadeiro Gourmet Cremoso

como fazer brigadeiro gourmet cremoso

Já pensou em misturar a paixão do brigadeiro nacional com um dos mais típicos aromas e sabores naturais do país: o coco? Adicionar leite de coco à receita de brigadeiro gourmet tradicional dá cremosidade e leveza ao brigadeiro. Além disso, você produz um doce com aroma irresistível e sabor de chocolate com coco incrível. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 garrafa (100 ml) de leite de coco
  • 5 colheres de sopa do seu chocolate em cubos ou cacau em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Método de preparação

1.Inicialmente, misture todos os ingredientes em fogo médio. Posteriormente, mexa sempre até ferver. Abaixe o fogo e, assim, o creme começará a soltar do fundo da panela.

2.Quando isso ocorrer, desligue. Se achar que a massa ficou mole demais para enrolar, você pode deixar ferver mais um pouco ou simplesmente usar frutas para enrolar a massa mole sem problema.

Receita de Brigadeiro Gourmet de Nutella

receita de como fazer brigadeiro gourmet de nutella

A Nutella é um dos ingredientes mais usados nas receitas de doces. A receita do brigadeiro de Nutella exige um pouco mais de ingredientes do que as receitas que mostrei aqui antes. Ainda assim, a receita é prática, deliciosa e muito rápida.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • 25 gramas de chocolate amargo 70%
  • 80 gramas de chocolate ao leite 30%
  • 120 gramas de Nutella

Modo de preparo:

1.Inicialmente, misture todos os ingredientes em uma panela.

2.Assim como na receita do brigadeiro tradicional, fique mexendo a mistura em fogo médio até que ela desgrude do fundo da panela. Por fim, retire do fogo e deixe a mistura esfriar antes de começar a enrolar o brigadeiro de Nutella.

Os Maiores Erros que Podem Prejudicar Seus resultados

Brigadeiros são sem dúvida um dos doces mais fáceis de fazer em casa. Mas com apenas dois ingredientes, qualquer erro pode ter um efeito contrário e estragar o seu doce. Quer você esteja fazendo seu primeiro lote de brigadeiros gourmet ou seu 100º, existem algumas armadilhas que você pode cair e que podem ser evitadas com um pouco de perspicácia. Abaixo estão alguns possíveis erros a serem evitados e algumas dicas para acertar o ponto do seu doce.

ERRO 1: usar o chocolate errado

Nem todos os chocolates são iguais. Chocolate barato ou chocolate em pó de péssima qualidade pode resultar em um centro de brigadeiros quebradiços, não suaves.

Ao invés disso, procure por chocolate de alta qualidade na faixa de 60 a 70% de cacau. Evite opções que possam ter agentes de endurecimento.

ERRO 2: não picar o chocolate antes de derreter

Para massas, o chocolate picado pode fazer muito bem, mas para o brigadeiro, o chocolate picado é obrigatório para a mordida mais suave.

Pique o chocolate antes de adicionar o leite condensado. Isso ajudará o chocolate a derreter mais rapidamente e a produzir um resultado final mais suave.

ERRO 3: não transferir a massa para outro recipiente assim que o fogo for desligado

Uma vez que o leite condensado e o chocolate são misturados, você tem uma mistura espessa e suave conhecida como brigadeiro. No entanto, você pode pensar que assim que obter o ponto correto.

Deve imediatamente transferir para outra tigela e colocar na geladeira, mais o correto e colocar em um recipiente ou prato esperar esfriar em temperatura ambiente.

ERRO 4: deixar o seu brigadeiro sem adorno

Por fim, não existe brigadeiro gourmet sem adornos, ou seja, sem confeitos você pode absolutamente comer seu brigadeiro logo após terminar, mas além de deixa-lo mais bonito e gostoso.

Cobrir o brigadeiro com confeitos protege a cremosidade do doce e a umidade na geladeira faça coberturas finas perfeitas para os seus brigadeiros.

 Recomendação

Aprenda novas receitas e melhore sua técnica hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *