Como Fazer Panetone: Conheça as 2 Versões Mais Famosas

Se você não sabe como fazer panetone em casa, confira algumas receitas deliciosas de panetone para degustar.

Falando em degustar existe uma grande  variedade de sabores de panetone conhecida como panetone artesanais, se você quer surpreender seus familiares e amigos ou até mesmo vender, eu conheço um kit perfeito que ensina como fazer panetone passo a passo, aprenda novas receitas deixe sua família feliz e aumente suas vendas.


Panetone Tradicional

receita de panetone tradicional

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de leite morno
  • 2 sacos de fermento seco de ação rápida
  • 100g de açúcar refinado
  • 250g de manteiga
  • 5 ovos médios
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • Raspas de 1 limão
  • Raspas de 1 laranja
  • 500g de farinha de pão branco
  • 80g de passas
  • 100g de frutas cristalizadas

Para a cobertura

  • 30g de amêndoas picadas
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de clara de ovo
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Primeiro, unte uma forma de panetone ou uma forma de bolo com 20cm de profundidade.

Segundo, coloque o leite quente em uma tigela e adicione o fermento e 1 colher de chá de açúcar. Em seguida, coloque o açúcar restante em uma tigela grande e bata com a manteiga e o extrato de baunilha até ficarem bem leves, cremosos e pálidos.

Imediatamente, adicione as raspas de limão e laranja. Posteriormente, acrescente os ovos um de cada vez e bata até que todos estejam bem incorporados.

Coloque a farinha em uma tigela grande e misture com uma boa pitada de sal. Feito isso, adicione a mistura de fermento e, em seguida, a mistura de manteiga e ovos, misturando com uma colher grande para fazer uma massa macia.

Da mesma forma, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e amasse por mais 10 minutos, até a massa ficar elástica.

Posteriormente, coloque a massa em uma tigela levemente untada e cubra com filme plástico. Deixe em um lugar quente até dobrar de tamanho.

Coloque as passas e as frutas em uma panela pequena com água e aqueça delicadamente por 5 – 7 minutos.

Quando a massa estiver grande, coloque-a em uma superfície levemente enfarinhada e amasse por mais 5 minutos. Dessa forma, aos poucos, acrescente as passas molhadas, as frutas e um pouco de chocolate picado.

Em seguida, molde a massa em uma bola e coloque na forma preparada. Da mesma forma, cubra levemente com filme plástico e deixe crescer por mais uma hora.

Pré-aqueça o forno a 180°C.


Simultaneamente, misture as amêndoas, o açúcar refinado e a clara de ovo para a cobertura e pincele suavemente a parte superior do panetone. Coloque no forno e asse por 40 – 50 minutos até dourar.

Por fim, deixe esfriar na forma por 10 minutos antes desenformar.

Como Fazer Panetone de Chocolate

como fazer panetone de chocolate

Mas se seu deseja é aprender como fazer um panetone de chocolate. Aí vai a nossa segunda receita de panetone de hoje.

Ingredientes

  • 4 xícaras (512 g) de farinha de trigo crua
  • 2 colheres de chá de sal
  • ¼ xícara (55 g) de açúcar
  • 2½ colheres de chá de fermento instantâneo
  • ½ xícara de 2 por cento ou leite integral
  • ½ xícara de água fervente
  • 5 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Manteiga sem sal derretida, para pincelar
  • 6 xícaras de chocolate amargo, 60% a 70% de cacau, picado grosseiramente em pedaços de ¼ a ½ polegada

Instruções

Em primeiro lugar, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento instantâneo. Em uma tigela média, misture o leite, a água, 4 colheres de sopa de manteiga derretida e baunilha. Em seguida, mexa para combinar e adicione à farinha.

Usando uma espátula de borracha, misture até que o líquido seja absorvido e os ingredientes formem uma bola de massa pegajosa. Posteriormente, cubra a tigela com uma toalha de chá úmida ou filme plástico e reserve em um local quente para crescer por 1 a 2 horas, até que a massa tenha dobrado de tamanho.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte um molde de panetone com a manteiga amolecida – seja generoso ao untar. Então, polvilhe os pedaços de chocolate sobre a superfície da massa.

Use seus dois garfos para transferir a massa para o molde preparado. Do mesmo modo, se massa estiver muito úmida para ser transferida com garfos, unte levemente as mãos com manteiga ou óleo e transfira-a para o molde.

Em seguida, deixe a massa crescer por mais 20 a 25 minutos, até que a massa tenha dobrado de tamanho.

Por fim, coloque o molde em uma assadeira e transfira-o para o forno. Asse a massa por 40 a 45 minutos, ou até uniformemente ficar marrom. Retire a forma do forno e coloque o a massa para esfriar. Pincele a parte superior com a colher de sopa restante da manteiga derretida.

Deixe o panetone esfriar por pelo menos 1 hora antes de cortá-lo.

Nota: Encontre moldes de panetone em lojas especializadas e online, ou faça o seu próprio. Da mesma forma, se você não quiser fazer o seu próprio molde, também pode dividir a massa ao meio e assar em duas tigelas de pirex.

Se você estiver fazendo mini panetones, divida a massa em 6 porções.

Dúvidas e Curiosidades Sobre os Panetones

Fazer panetones caseiros deliciosos é realmente um tipo de compromisso – mas tempo, esforço e dificuldade não são a mesma coisa, e essa receita de panetone é tão fácil quanto é demorada, e vale a recompensa.

Em termos de padeiro, a massa de panetone está dentro da família do brioche, o que significa que é uma massa com hidratação média-baixa que usa ovos e leite no lugar da água e é enriquecida com manteiga e açúcar. Tradução: o panetone é rico em gordura, e é por isso que é tão delicioso e satisfatório como é. O que o torna único em relação a outros pães enriquecidos é a sua acidez. Geralmente derivada de uma cultura de massa azeda incorporada na massa.

Panetone nem sempre foi o que conhecemos agora. Uma vez foi menor e com muito menos manteiga

Como o panetone autêntico é feito?

Na hora de fazer um panetone autêntico, existem regras precisas porque outro qualquer produto de pastelaria pode ser chamado de “panetone”.

Houve um decreto ministerial feito em 22 de julho de 2005, citando os ingredientes e as características de algumas sobremesas italianas tradicionais; tais como macarons, ladyfingers, o colomba, o Pandora e, claro que não poderia ficar de fora, o panetone.

A confeitaria clássica milanesa deve ser de textura macia e produzida por fermentação a partir da massa fermentada natural. Deve ser feito com farinha de trigo, açúcar e ovos, mas com uma porcentagem maior de claras do que de gemas.

Depois, há as passas e casca de frutas cítricas cristalizadas em quantidades não inferiores a 16 por cento, também manteiga em quantidades não inferiores a dezesseis por cento, fermento e sal. Sendo assim, o assunto de panetone, tudo é bastante importante!

Algum outro “elemento especial”?

Existe a “marcação”, isto é, a incisão cruzada que é feita na superfície do panetone. É um símbolo importante e na tradição cristã foi o caminho para abençoar o pão. A partir da intersecção dos dois cortes, formam-se quatro ângulos retos, cujas extremidades se enrolam durante o cozimento, criando as chamadas “orelhas do panetone”. Outros, no lugar da cruz, “desenham” uma espécie de asterisco, para tornar seu produto mais reconhecível.

Como pode ser armazenado?

Não há nenhuma forma especial de armazenagem para o panetone. No entanto, é interessante deixá-lo em temperatura ambiente.

Qual o melhor acompanhamento para o panetone?

Com manteiga, pasta de amendoim, chocolate, geleia ou qualquer outro tipo de pasta que você achar que ficaria legal.

Qual a melhor hora para consumir?

Você pode consumir o seu panetone no café da manhã, lanche ou seguir algumas receitas de panetone de almoço que incluem o pão do panetone.

É necessário usar frutas cristalinas?

Não, você pode produzir o panetone sem precisar adicionar frutas cristalinas. No entanto, uma boa ideia para a substituição é usar pedaços de chocolate, passas ou se não quiser nada, deixar a massa limpa.

Recomendação

Aprenda novas receitas e melhore sua técnica hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *