O Que é Merengue? Conheça os 3 Tipos Mais Famosos

O que é merengue? Quem está começando no mundo da confeitaria, descubra o que é, quais os tipos e como pode ser utilizado.

Quem pretende trabalhar nesse ramo deve começar aprendendo de forma detalhada sobre cada uma das coberturas e o merengue é uma delas.

Usado para cobrir bolos e outras guloseimas, ele é uma das opções mais tradicionais, então, vale a pena iniciar por ele.

O Que é Merengue e Quais os Tipos?

como fazer merengue

Em suma, o merengue vem de uma mistura muito simples: claras batidas com açúcar. Junto a estes ingredientes somamos muito ar incorporado para que fique aerada.

Em relação aos tipos de merengue, posso afirmar que existem várias receitas diferentes por aí, mas temos 3 tipos principais:

  • Francês
  • Italiano
  • Suíço

Conheçamos melhor cada um deles.

O Que é Merengue Francês?

Este tipo é o que mais indicamos a para fazer suspiros e outras receitas que precisam ir ao forno. Isso porque as claras precisam ser batidas cruas e posteriormente assadas.

Desse modo, para fazer, basta bater as claras em neve com metade do açúcar da receita (para cada quantidade de claras vai uma quantidade de açúcar).

O objetivo aqui é que as claras cresçam, então, quando o volume quadruplicar, acrescentar a outra parte do açúcar.

A princípio, o tipo francês é considerado o mais simples dos três e precisa ser consumido o mais rápido possível, pois não é estável.

Italiano

Para fazer esse precisamos de um termômetro, pois este é feito a partir de uma calda de açúcar.

Logo, a calda deve estar a 121°C – conhecido ponto de bala mole – então, adicionamos com muito cuidado as claras que já devem estar levemente batida.

Depois, é preciso aumentar a velocidade da batedeira ao máximo e bater até que o merengue fique frio.

Além de saber o que é merengue italiano, vale entender onde e como usar.

A saber, pode ser cobertura para bolos ou substituir o creme de leite na mousse. Ele também é usado para preparar marshmallow.

Veja receita e dicas de maçã do amor

Suíço

Esse tipo de merengue é feito de forma um pouco diferente, Aqui as claras junto com o açúcar vão ao fogo em banho-maria, até atingirem 60°C, tempo e que o açúcar derrete.

Em seguida, basta bater na batedeira em velocidade máxima por aproximadamente 10 minutos.

Na verdade, devemos bater até que o merengue esteja em temperatura ambiente.

Como pode observar o suíço é praticamente uma junção entre o Francês e o Italiano.

No geral, recomendo o uso do merengue suíço em receitas de macaron já que é mais estável e resistente que o francês. Sendo assim, se sua receita precisa ser mais manuseada na decoração ou se precisa durara mais tempo, essa é a melhor opção.

Em todos os 3 casos é possível colorir o merengue, mas com muito cuidado!

Então, o ideal é adicionar o corante enquanto está batendo e sempre colocando pelas bordas da tigela, nunca no meio. Também é possível acrescentar essência.

No caso do italiano, deve-se substituir a calda de açúcar por uma calda da fruta desejada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *