Como Fazer Bolo no Pote: Aprenda as Melhores Receitas

Antes de mais nada, para aprender a fazer bolo no pote, é preciso uma gama de ingredientes de qualidade, além de um pote bem higienizado para colocar a massa. Se você tiver esses ingredientes, apenas siga as instruções abaixo e crie maravilhosos bolos de pote!

Para você que quer aprender variedades de sabores de bolo no pote, eu indico um super treinamento de bolo no pote, feito por uma confeiteira profissional, aprenda novas receitas e melhore a sua técnica ainda mais.

Bolo no Pote

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de manteiga
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO

1. Em primeiro lugar, bata os ovos junto ao açúcar. Bata até que esses ovos se dissolvam bem e a mistura fique com uma cor mais clara. Em seguida, acrescente a farinha de trigo. Bata a farinha aos poucos para incorporar bem.

2. Simultaneamente, coloque a manteiga e o leite morno junto à sua massa. Acrescente o sal e o fermento. Continue batendo bastante para que a mistura se dissolva bem.

3. Enquanto isso, unte uma forma. Despeje sua massa na forma e leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que um garfo seja inserido no centro e saia limpo.

4. Por fim, retire a massa do forno e deixe esfriar por um momento. Quando estiver frio, desenforme e comece a desfarelar todo o bolo. Cuidado para não transformar o bolo em uma verdadeira farofa, porque aí quando o recheio for acrescentado, o seu bolo de pote na verdade vai virar um mingau.

Como Fazer o Recheio para o Bolo no Pote

receita de bolo no pote

Você já aprendeu como fazer a massa do seu bolo, posteriormente, é hora de criar um saboroso recheio e continuar aprendendo como fazer bolo no pote delicioso.

Recheio de Coco

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 300 ml de leite integral
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal

Instruções

1.Inicialmente, misture o leite condensado, leite, coco ralado e a manteiga até obter uma mistura homogênea. Em seguida, leve ao fogo médio e mexa até engrossar (isso leva cerca de 1o minutos)

2.Por fim, espere esfriar e use como recheio

Recheio de Brigadeiro de Paçoca

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 3 latas de leite condensado
  • 3 caixinhas de creme de leite
  • 300g de paçoca esfarelada

Instruções

1. Em uma panela fora do fogo, coloque primeiramente a manteiga derretida, o leite condensado, o creme de leite e a paçoca esfarelada. Em seguida, misture bem até que os ingredientes fiquem bem incorporados.

2. Posteriormente, leve a mistura ao fogo alto, mexendo sempre, até engrossar e ficar cremoso (isso vai levar mais ou menos 15 minutos).

3. Por fim, retire do fogo e deixe esfriar por 20 minutos antes de colocar nos potes como recheio.

Como Montar o Bolo no Pote

bolo no pote como montar

Agora que está tudo pronto! Você já fez a massa e o recheio, e agora é hora de colocar o bolo dentro do pote.

Para começar, escolha um pote de plástico ou de qualquer material de sua escolha. O importante é que o pote esteja bem higienizado e sirva para o seu objetivo. Da mesma forma, verifique se o pote possui o tamanho ideal para caber o bolo.

Em seguida, coloque um punhado da massa de bolo esfarinhada dentro do ponte. Posteriormente, coloque o recheio por cima e adicione um punhado da massa de bolo esfarelada novamente. Feito isso, molhe um pouco a massa com leite condensado (cuidado para não exagerar, e também observe se o recheio escolhido não é muito doce, porque se for, esta etapa com o leite condensado deve ser ignorada).

Mais uma vez, adicione o recheio escolhido e mais um punhado do bolo esfarelado. Você pode parar por aqui ou repetir o processo e fazer quantas camadas for necessário até o pote estar totalmente cheio.

Por fim, acrescente alguma cobertura de sua escolha.

Geralmente, a cobertura pode ser o próprio recheio que você escolheu. Ainda assim, você pode incrementar e colocar mais alguma coisa, como granulado, pedaços de chocolate, chantilly, suspiros, etc…

Faça como achar melhor, agora que você já conhece o processo! Sendo assim, você pode inovar quantas vezes achar que deve e fazer diversas variações do sabor da massa com o recheio. Usando mousses como recheio ou até mesmo outro sabor de bolo.

Lembre-se que, a massa deve ficar bem molhadinha. Você não deve deixar a massa seca dentro do pote, tampouco deixar muito molhada a ponto de virar um mingau. Saiba equilibrar!

receita como fazer bolo no pote

Dicas Adicionais para um Bolo no Pote Perfeito

Otimizar o seu bolo no pote é mais fácil do que você pensa. Experimente estas dicas gerais simples.

Unte bem a panela

De que serve um delicioso bolo se ficar preso na panela? Mesmo que seja o bolo no pote e você tenha que esfarinhar, você ainda não pode deixar o bolo grudar na forma. Para facilitar a remoção, prepare suas panelas corretamente.

Quando uma receita de bolo no pote pede manteiga e farinha, coloque um pedaço de papel manteiga no fundo de uma panela. Cubra as laterais e a parte inferior com manteiga amolecida e, em seguida, polvilhe com farinha, virando a panela de lado para obter cobertura total e retirando o excesso.

Para bolos de chocolate, troque o cacau em pó por farinha. Para cupcakes, papéis pré-formados decorativos ou forros de alumínio são indispensáveis essa dica é válida para qualquer receita que você for fazer. Mesmo que você use uma forma antiaderente, sempre é bom untar a forma para evitar que as bordas fiquem muito craqueladas.

Mediação

A medição precisa é o que define a diferença entre um bolo leve e úmido e um bolo gomoso e denso. Para medir corretamente, você precisa de três tipos de ferramentas de medição: um copo de medição transparente com um bico para ingredientes molhados, copos com aros planos em tamanhos diferentes para ingredientes secos e um conjunto de colheres de medição.

A maioria das receitas de bolo de pote mede os ingredientes em volume, não em peso. (Por exemplo, uma receita pedirá 1 xícara de açúcar em vez de 1kg de açúcar, ou 2 copos de água ao invés de 100ml.) As medições de peso são as mais precisas e são comumente usadas em receitas avançadas e em livros de receitas internacionais.

Peneiração

Se a receita pedir “1 xícara de farinha peneirada”, peneire primeiro a farinha e depois meça. Pode parecer sutil, mas no mundo do bolo de pote, pode fazer a diferença no resultado. Um coador de malha fina é mais que suficiente para peneirar.

Temperatura dos Ingredientes

A temperatura e consistência dos ingredientes também podem melhorar – ou destruir – a textura de um bolo. Muitas receitas pedem manteiga amolecida. Quando a manteiga é amolecida, ela é flexível o suficiente para misturar os outros ingredientes.

Uma manteiga que é muito fria e firme – ou quente e muito derretida – não é uma boa opção de uso, resultando em um bolo mais craquelado. Como obter a temperatura correta? Retire a manteiga do frigorífico 45 minutos antes de começar a usa-la.

Quando a manteiga estiver macia o suficiente, ela está no ponto. (Cortá-la em pedaços, quando congelada, acelera o derretimento.) Você também pode aquecer a manteiga em um micro-ondas com potência reduzida, embora seja muito fácil exagerar e causar um derretimento irregular, portanto, use esta estratégia apenas como último recurso. Os ovos também devem estar à temperatura ambiente. Coloque-os em uma tigela com água morna por 5 minutos para aquecê-los.

Ovos

Os ovos também devem estar batidos até ficarem leves e espumosos. Se a receita de como fazer bolo no pote pedir a adição de ovos um de cada vez, certifique-se de que cada um esteja totalmente incorporado antes de adicionar o próximo.

Cozimento

Separe pelo menos 20 minutos para o seu forno pré-aquecer; É melhor ligar o forno antes de começar a trabalhar na sua receita. Tenha em mente que os fornos se diferem e cada forno tem pontos mais quentes. Portanto, coloque sempre sua receita no centro da grade.

Verifique se o bolo foi cozido pelo menos 10 minutos antes do tempo de retirada estimado. Para a maioria das receitas, um bolo está pronto quando ele começa a se soltar dos lados da panela e um palito inserido no centro sai limpo.

Recomendação

Aprenda novas receitas e melhore sua técnica hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *